Villa-Lobos: vamos todos cirandar!

Uma linha condutora. Um fio que perpassa o piano, a cena, a performance, a memória, costurando uma única coisa: arte.

 Pode ser uma linha de pesca que, assim que passar pelas cordas do piano, produzirá uma doçura de som. Mas a linha referida agora é outra, com poder de conduzir tudo que envolve um espetáculo: uma obra musical.

 As Cirandas e as Cirandinhas de Villa-Lobos são o ponto de partida e o centro do primeiro trabalho do Grupo Quinto. Nada mais natural, quando se pretende partir das próprias raízes, do que homenagear aquele que diz “sou brasileiro e bem brasileiro”.

“Villa-Lobos: vamos todos cirandar!” é um espetáculo que dilui as fronteiras entre as linguagens de concerto, arte cênica e arte visual. As peças do repertório passeiam pela história da formação dos pianistas e pelas lembranças musicais da infância de muitos, aproximando público e músicos. Arquétipos do imaginário infantil entram na roda por meio de personagens pianistas, que convidam crianças e adultos a um ingresso lúdico no mundo da música erudita. A linearidade habitual é substituída pelo itinerário fragmentado e simultâneo dos sonhos.

 E para amarrar esta breve introdução: voltemos à linha de pesca citada no início. Ela faz parte de uma série de técnicas expandidas exploradas pelos pianistas na peça Cirandando, que fecha o concerto. Composta especialmente para o Grupo Quinto por Marcelo Dino, entra como um desejo de homenagear o brasileiro Villa-Lobos e termina por conectar definitivamente esses 6 pianistas, encantados pela possibilidade de fazer música em tudo.

Ficha Técnica:

Direção cênica e figurino: Ana Hadad
Roteiro: Grupo Quinto
Design: Graziani Riccio
Iluminação: Marina Arthuzzi
Pianistas: Bárbara Freitas, Fernanda Zanon, Flavio Pires, Izabela Pavan, Joana Boechat e Ricardo Matosinho

.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s