Música em grupo

Trabalhar com música em grupo definitivamente não é uma coisa recente. Para nós do Grupo Quinto, talvez tenha sido uma maneira diferente de criar um espaço para a nossa música, fortalecendo as nossas ideias. Nos últimos anos, observamos mais grupos surgindo no cenário musical mineiro – seja o da música erudita ou o da música popular. Com isso, gostaria de ressaltar o trabalho de alguns deles:

– O D E R I V A SONS é um grupo de música contemporânea formado por 6 compositores, que decidiram se unir para levar suas composições para o público. Eles incorporam elementos extra-musicais em suas obras, e propõem formas não-convencionais de se utilizar os instrumentos. Para saber mais sobre o grupo e sua agenda, clique aqui.

– O Quarteto Corda Nova é formado por 4 violonistas que se dedicam à música contemporânea. Os músicos desejam aproximar o público desse repertório, e trabalham em parceria com alguns compositores. Em um de seus projetos, os violonistas lançam mão de elementos cênicos e visuais. Para saber mais sobre o quarteto, clique aqui.

– O Toca de Tatu é um grupo de 4 instrumentistas que se propõe a redescobrir e valorizar a música brasileira de todos os tempos, criando arranjos e composições. Sua referência primária é o Choro, o que não limita a interação com outras linguagens. Para saber mais sobre o grupo, clique aqui.

Todos esses projetos parecem ter algo em comum, entre si e com o Grupo Quinto: buscar maneiras inovadoras de trazer a música para o público. O trabalho em conjunto é um campo fértil para novas ideias, e cada membro do grupo traz vivências que enriquecem e dão forma à sua identidade. Parece haver uma ressonância entre essas propostas, aliadas ao momento em que vivemos no cenário musical mineiro e nacional.

E certamente existem muitos outros projetos como esses, que desejamos ainda conhecer. Desejo que cada grupo consiga cativar o público à sua maneira, e que seu trabalho siga contribuindo para a nossa música por muitos anos!

Por Bárbara Freitas

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s