Cultivando parcerias (3) – Graziani Riccio e sua arte

A história das parcerias do Quinto tem sido criada aos poucos e através dela contamos, na verdade, a nossa história.

Era uma vez uma manhã em que nos reunimos pela primeira vez com a Mariana Antonoff. Junto com ela veio o designer gráfico Graziani Riccio. Para a nossa sorte!

O Grazi acompanhou desde o início o trabalho da concepção do grupo. Quis conhecer a história de todos os integrantes (uma das reuniões foi praticamente uma sessão de terapia em grupo!), se interessou por como havíamos nos conhecido. E na mesa de reuniões dele sempre tinha caramelos. No meio de tanta conversa, ele ia ouvindo mais música em casa, pesquisando e descobrindo coisas completamente novas para ele, como por exemplo o fato do piano ser um instrumento de cordas percutidas. E que por isso lá dentro daquela caixa de madeira é cheio de martelos! Explicamos que, por esse motivo também, é um instrumento que dá muito trabalho aos pianistas: não produz legatos reais, o que faz de nós experts na arte de iludir os ouvintes. Esses martelos viraram a base do desenho da marca do Grupo Quinto.

Ele mergulhava no nosso universo de pianistas e a gente se encantava com as traduções que ele fazia para a própria arte. Um caderno de folhas A3 que ele preencheu com desenhos, colagens, frases soltas, ideias. O processo criativo todo acontecia muito perto de nós e era conduzido por essa interação. Como o Grazi nos explicou, a criação de uma marca não é como uma obra de arte, pois ela deve levar em conta a necessidade de quem vai utilizá-la como meio de comunicação.

Mas ele é artista e não tem jeito. Marca, blog e facebook depois, ele ainda se aventurou com sua vespa em uma sessão de fotos para o grupo, num domingo de manhã (começando às 7 horas no inverno na Praça do Papa!), com a disposição de sempre! Detalhe do crédito de todas as fotos publicadas aqui para Graziani Riccio.

Motoca do designer

Um viva para essas pessoas das artes visuais, que se propõem a enxergar beleza em tudo e criar um mundo mais poético. A quem se aventura e se dispõe a ir muito além. A quem ajuda a traduzir as palavras em cores.

Grupo Quinto – Nós e o Grazi

Anúncios

2 respostas em “Cultivando parcerias (3) – Graziani Riccio e sua arte

  1. Minha alegria é imensa por fazer parte do início dessa grande história.
    Reforço meu agradecimento a todos integrantes, pela oportunidade de participar de um belíssimo projeto e pela sensibilidade com todo o processo criativo.

    Essa aqui eu não vou esquecer nunca:
    “A música não exprime nunca o fenômeno, mas unicamente a essência íntima de todo o fenômeno, numa palavra a própria vontade. Portanto não exprime uma alegria especial ou definida, certas tristezas, certa dor, o medo, os transportes, o prazer, a serenidade do espírito; exprime-lhes a essência abstrata e a geral, fora de qualquer motivo ou circunstância. E todavia nessa quinta essência abstrata, sabemos compreendê-la perfeitamente.”
    – Arthur Schopenhauer

    Grande Beijo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s